Como está o mercado de energia solar e porque agora é a hora de investir

Quando falamos sobre energia solar, muitas pessoas imaginam que se trata de uma realidade distante e difícil de ser alcançada – afinal, essa tecnologia é relativamente nova, se comparada com o sistema convencional de fornecimento de energia. A energia solar era pouco divulgada há 10, 15 anos, mas, hoje em dia, ela está em alta, mais do que nunca.

Tendência que vem crescendo

O mercado de energia solar no Brasil é uma tendência que só vem crescendo com os anos. Muito pelo fato de ser uma área pouco explorada e estar ganhando visibilidade agora, mas também por conta da posição do país em relação a outros lugares.

Em 2018, o sistema de energia fotovoltaica representava menos de 1% de toda a energia distribuída no Brasil, com cerca de 40 mil sistemas instalados. No entanto, a previsão é que, em 2024, esse número chegue a um milhão de imóveis utilizando energia solar. Nunca se viu tanto crescimento quanto atualmente, e todos os atributos colaboram para essa popularização.

Os números parecem promissores agora, pois, desde 2016, o crescimento da energia solar simboliza em torna de 400%, em comparação aos anos anteriores e ao número de sistemas instalados por todo o país. Isso se dá porque é uma tecnologia muito recente – apenas em 2012 esse tipo de sistema particular foi regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Se fizermos um parâmetro dessa contabilidade, o crescimento foi gigantesco.

Gerar sua própria energia elétrica através de um recurso inesgotável, gastando pouco e ainda ajudando o meio ambiente – se tornou a fórmula perfeita para um mercado promissor e crescente interesse da população.

Por que investir agora?

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa norueguesa de pesquisa energética DNV GL, até 2050, espera-se que a energia solar fotovoltaica represente 40% de toda a energia elétrica distribuída no mundo. Essa expectativa se deve às condições climáticas, que pioram a cada dia, e buscar pelas alternativas é a melhor saída. Mesmo assim, ainda que venha crescendo, a procura pelo sistema de energia solar não é tão grande quanto se espera – isso se deve, principalmente, pela falta de incentivo e de informações sobre esse mercado.

O crescimento do sistema de energia solar, somado à tecnologia que vem se tornando popular, baixou consideravelmente os custos para adquirir os equipamentos. O aumento da procura por essa alternativa fez crescer o número de profissionais qualificados para instalação e manutenção, garantindo uma equipe técnica para atender suas necessidades.

Julio Cesar Ribeiro Cardoso

Eng. Eletricista - Especialista em Sistemas Fotovoltaicos

Decone Engenharia